Header Ads

[Review] Le Tour de France 2018 | Pedalando no Xbox One

"VIVA A PAIXÃO DO TOUR! Incorpore os melhores campeões e corra na pista oficial do Tour de France 2018! Desfrute de toda a intensidade desta lendária corrida: ataque, siga os melhores trajetos e use as melhores táticas de corrida para comandar a sua equipe até a vitória e ganhar a mítica camisa amarela da LCL!"

Le Tour de France 2018 foi desenvolvido pelo Cyanide Studio e publicado pela Focus Home Interactive em 26/06/2018 para Playstation 4 e Xbox One; o jogo tem aproximadamente 19,17 GB e custa em torno de R$ 153,00. Não possui versão em português; suas opções de idioma são inglês, espanhol, francês, italiano, dinamarquês e holandês.

É possível jogar em modo cooperativo ou contra em Multiplayer local, com tela dividida ou compartilhada. A maior competição de ciclismo do mundo tem versão em games desde 2016, sendo que este ano foram acrescentadas novidades e muitas informações. (Assista ao trailer aqui)

Pedaladas pela França

Como dito acima, a Tour de France é a maior competição de ciclismo do mundo; o que significa que também é a mais difícil e longa, no que diz respeito ao percurso: são 176 ciclistas em 21 etapas, com mais de 3.300 km a serem percorridos, ou seja, as mais belas paisagens européias estão pelo caminho dos participantes; cidadezinhas, castelos, montanhas, belas ruas com florestas no entorno. No início tudo parece bucólico, até você perceber que são cerca de 200km controlando o seu ciclista a cada prova, gerenciando o percurso e orientando a equipe, o que pode ser beeeeemmm chatinho...

Para evitar o tédio, é possível avançar a fase usando Inteligência Artificial, mas as coisas acabam ficando um pouco caóticas e sem garantia de êxito, pois o jogo tomará decisões à sua revelia, não importa o que tenha sido configurado; o mesmo acontece no gerenciamento de equipes.

Outro ponto perigoso é que se você decidir alimentar seu personagem, ele irá parar de pedalar no meio da estrada, ou seja, se você estiver em um ponto crítico da disputa por colocação e seu ciclista começar a falhar por causa de falta de comida, ele vai parar de vez ao comer. Escolha o momento certo para as paradas estratégicas.  

Gerenciando os velocistas

A formação da sua equipe será a primeira preocupação para a garantia de bons resultados nas provas. Um bom grupo, com atributos necessários para cada missão, ajuda em muito a garantir a liderança. Para montar uma boa equipe, é preciso conhecer os atributos de cada velocista, utilizando as melhores opções de acordo com os locais. Lembrando que os corredores consomem mais energia nas subidas do que nas planícies, e quase não gasta energia nas descidas. Um nível alto de Prologue permite bom desempenho em etapas curtas (menos de 10km) e um alto nível de High-Trial ajuda nas etapas mais longas, por exemplo.

As pistas possuem áreas mais montanhosas ou planas, então você deverá escolher um atleta que tenha atributos mais indicados para as dificuldades do percurso, o que irá auxiliar em muito a sua jornada: As pistas planas são bem mais simples de superar para velocistas com atributos em Sprint e Flat. Os explosivos são os indicados para as montanhas com objetivo no topo da subida. Os versáteis ajudam a proteger os líderes.

Entendendo as competições

Ao completar os estágios de acordo com a dificuldade, o jogador ganha pontos de experiência (XP), desbloqueando novos desafios: Amador: 5XP; Profissional: 10 XP; Campeão ou Lenda: 15 XP. Ao vencer o estágio, ganha-se XP em dobro; ao completar a missão da equipe, o XP é dobrado no final da corrida.

No modo Tour é possível encarar as competições: Tour de France, Critérium du Dauphiné e Paris-Nice. O XP desbloqueia o La Route Corse (3 etapas), o Sprint Challenge (3 etapas), o Open Tour (5 etapas) e o Euro Tour (5 etapas).

No modo Clássico, há corridas diárias em Paris-Roubaix; de acordo com o XP é possível participar do Campeonato Mundial com uma equipe nacional.

No modo My Tour é possível criar sua própria corrida, selecionando suas etapas preferidas. O XP ganho é o mesmo do modo Tour. Também é possível escolher os níveis dos oponentes. 


Na reta final...

O jogo tem todas as informações sobre as provas originais, sendo uma interessante forma de aprender sobre a tradicional competição; todas as equipes originais, com seus atletas e uniformes estão presentes. Porém, a caracterização dos personagens é péssima, é impossível distinguir os ciclistas pelo rosto; são todos idênticos, os movimentos dos NPCs são básicos e, se você trombar acidentalmente com um deles ao passar, nada expressivo acontece, é como se os torcedores fossem apenas mais um elemento do cenário, o que deixa tudo com um aspecto "plástico" de jogo inacabado.

Em nosso teste na versão para Xbox One, o jogo apresentou muitos bugs de estabilidade, como ficar travando nos momentos de maior velocidade. Os gráficos não empolgam muito, não utilizam todos os recursos do console, dando a impressão de um jogo da geração anterior. As paisagens e cenários são bonitos, mas ficariam melhores em um gráfico mais apurado.

Concordamos que ciclismo não é um esporte com transmissões televisivas ou cobertura jornalística que dê à prática a popularidade do futebol brasileiro na mídia de massa; mesmo assim, é fácil gostar de bicicletas e seu mundo, o problema é quando este universo é apresentado de uma forma entediante. Jogos de velocidade cativam seu público pela agilidade, e isso Tour de France não tem: as provas são lentas, demora para aprender as formas de ter bons resultados, e os elementos que poderiam facilitar, como a Inteligência Artificial e os power ups (representados pelo alimento) na verdade atrapalham. Jogue este título se estiver de bom humor.


- Qualidades

- Para os fãs do esporte, é bem completo e mostra o espírito da competição real;
- Tem várias opções de equipes e pistas;
- É bem instrutivo, o jogador vai aprender bastante sobre a Tour de France.

- Defeitos

- O jogo é enjoativo, não possui atrativos suficientes para prender o jogador;
- A Inteligência Artificial acaba sendo uma inimiga;
- Não é tão desafiante, o que também faz perder o interesse rápido.

Le Tour de France 2018 - Xbox One / PS4 - 6,5

* Esse texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.