Header Ads

[Review] Monster Hunter World (Multi): Gatinhos e uma jornada que é puro amor

A Migração dos Anciões é o momento em que os dragões mais velhos cruzam o mar em direção ao Novo Mundo, em uma jornada que acontece a cada década. Os membros da Comissão de Pesquisa da Guilda também embarcam em uma aventura para esta terra misteriosa: desta feita, a missão é investigar Zorah Magdaros, um dragão ancião colossal que brota da terra como um vulcão. 

Monster Hunter: World, da Capcom, foi o primeiro lançamento global simultâneo para os consoles PlayStation 4 e Xbox One (incluindo Xbox One X). A conhecida franquia de ação e RPG já vendeu 40 milhões de unidades. Há menus e legendas disponíveis em português brasileiro, após o download da primeira atualização de jogo gratuita. A versão para PC será disponibilizada na Steam no próximo dia 09 de agosto e se encontra no período de pré-venda.

O objetivo principal do jogo é explorar os ecossistemas de um grande mundo aberto e enfrentar os monstros gigantes, o que pode ser feito sozinho ou em grupos de até quatro jogadores em co-op online. Entre as novidades, estão a possibilidade de incluir pareamento de jogadores de diferentes regiões e poder entrar e sair de uma missão a qualquer momento.

Eu acho que criei um gatinho

Uma das coisas mais divertidas do jogo é uma função inicial, a customização de personagens, que tem muitas opções. Você também terá que customizar seu Amigato, um felino companheiro de jornada que lhe dará suporte em muitos momentos. Os Amigatos tem um grande carisma, e você vai querer colecionar bonecos deles, com certeza.

Mas não é só com gatinho que se joga

A jogabilidade se baseia no sistema de progressão por habilidade, ou seja, você cresce no jogo a medida que ganha novas aptidões, e também pela aquisição de ítens; os inventários são bem detalhados: o jogador pode escolher entre 14 tipos de armas com possibilidades de melhorias e diferentes golpes. O ideal é o jogador ir testando cada ferramenta de acordo com a missão, aprendendo seu uso e percebendo qual a mais adequada para cada necessidade.  
 
É possível testar as armas na área do quarto do jogador, antes de encarar as missões. Nelas, é possível adquirir novos materiais para melhorias de seu equipamento. Se tudo der errado, também é possível usar uma espécie de estilingue atado à manopla para atirar objetos nos inimigos. 

Um velho novo mundo

Para inciar sua exploração, é possível escolher entre quatro modos de quests: história, opcionais, investigações e eventos. Então, você deverá decidir se vai matar ou capturar os monstros (o que rende mais prêmios no final da missão): para a captura, é preciso enfraquecê-lo, prendê-lo em uma armadilha e colocá-lo para dormir com sonífero. Missões de alta dificuldade (ou High Rank) são liberadas ao se chegar no rank 10 de caçador, que também tem outros sets de armaduras disponíveis. 

O ambiente tem um papel especial nas caçadas, e uma função que auxilia bastante a busca pelos monstros são os guialumes, evidências indicativas da presença dos monstros nos mapas: pegadas, rastros, muco, fezes; seguindo o direcionamento é possível bolar estratégias para as tocaias, como por exemplo, atrair os monstros para áreas de cipó e assim atacá-lo, ou provocar brigas entre duas criaturas para enfraquecê-las. Os guialumes também ajudam a encontrar recursos no caminho.  

O modo cooperativo é uma experiência muito atraente, mas é recomendável aprender todas as mecânicas primeiro antes de "chamar os amigos para a caçada", pois são várias opções de interação: é possível criar um grupo e sair pra caçar juntos, iniciar uma quest aberta onde outros caçadores se juntarão no decorrer da ação, ou lançar um sinal de SOS para que outros jogadores online se juntem ao grupo. Os ataques em grupo podem ser aleatórios ou coordenados, o que irá empolgar os jogadores.

Muitas coisas vieram e virão, mas não são para todos

No lançamento foi anunciado suporte continuado para a comunidade, com diversos conteúdos gratuitos, porém a primeira notícia foram as missões de evento em colaboração com o game Horizon Zero Dawn, exclusivas do PlayStation 4 (com materiais especiais que podem ser usados para forjar equipamentos temáticos únicos). Os Caçadores podem fazer seus companheiros Amigatos se parecerem com uma máquina de Horizon Zero Dawn com as missões de evento especiais. Ou seja, o Xbox One ficou de fora, o que foi um tanto desanimador para os fãs caixistas...


O jogo tem um interessante sistema de inteligência artificial, que faz com que as caçadas fiquem bem mais dinâmicas, com elementos surpresa a qualquer momento. A busca por equipamentos e o envolvimento com a trama são grandes estimulantes a aventura, que possui entre 40 e 50 horas de duração para zerar. Claro, serão necessárias muitas outras horas para conseguir evoluir todas as armas e funções, o que faz de Monster Hunter World um excelente título.  

- Qualidades:

- Gráficos maravilhosos que ajudam em muito na empolgação pelo desbravamento;
- Enredo envolvente que deixa o jogador curioso pela jornada.
- São tantos detalhes e nuances que fica difícil explicar em um só review, é melhor você jogar...

- Defeitos: 

- A versão para Xbox One não tem conteúdos exclusivos ou os atrativos especiais do PS4;
- A mecânica é meio estranha em um primeiro momento, o que pode desanimar. 


Monster Hunter World - Xbox One / PS4 - Nota: 9,5


* Esse texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.