Header Ads

[Review] Antigraviator (Multi)

Muita corrida ao melhor estilo de F-Zero e Wipeout, chegando nos consoles e PC em alta velocidade.


Como vários jogos na década de 90 e começo dos anos 2000 que se basearam na idéia de corrida futurista, assim como F-Zero e Wipeout, temos esta ramificação dentro dos jogos de corrida que parece continuar firme e forte, como este novo título da Cybernetic Walrus, que possui gráficos bonitos, alta velocidade, e trilha sonora intrigante.

Lançado dia 6 de junho, este título traz algo novo para o estilo: a velocidade é REALMENTE ilimitada, o que deixa qualquer competição mais acirrada do que pode parecer inicialmente., e, se você não sabe inglês, para entender o que se passa no jogo, temos uma boa notícia: ele tem o texto também em português, para facilitar a vida da galera do Brasil!

Pode não haver um enredo muito profundo em Antigraviator, mas sim uma breve explicação do que está acontecendo no universo deste jogo. A humanidade conseguiu descobrir formas de desafiar a gravidade e manipular cenários geográficos, e com isso, acabam criando uma nova competição no ano 2210: uma corrida com veículos gravitacionais chamados Gravs. O jogador entra na pele de um desses competidores, e pode investir o dinheiro que receber em upgrades para sua Grav.


A quantidade de percursos e cenários é um belo atrativo do jogo, tendo 31 pistas, sendo que 15 delas são versões reversas das anteriores. Aqui você tem áreas urbanas, desertos, árticos, zonas espaciais e ilhas, com grande riqueza de detalhes e arte combinando com o estilo, além de iluminações e efeitos de partícula muito chamativos. Os desenvolvedores recomendam jogar em 60 fps, levando em consideração, inclusive, a velocidade do jogo. Há posições de armadilhas bem intensas, e variações nas áreas para não deixar a desejar em nenhum ponto.

A trilha sonora é empolgante e o narrador tem uma voz que soa bem sinistra, então, é uma experiência bem única, em termos de audiovisual. O legal é que você tem opção de equalizar os volumes de sons, voz, música, etc, separadamente, pra facilitar e não te fazer perder o foco.

A interface do jogo é bem minimalista e simples, o que ajuda a manter o foco na corrida. No lado superior esquerdo fica o tempo gasto na volta atual. No lado superior direito, o tempo gasto na última e na melhor volta. Temos também uma linha no centro superior representando a pista, a posição de cada jogador nela e a disponibilidade das armadilhas.


Logo atrás do carro, seguem as informações de posição do jogador na corrida, quantidade de cargas, voltas e velocidade atual, que de início não tem problema algum, mas, à medida que você vai pegando velocidade, fica quase inviável desviar atenção pra ler estas informações.

Em relação à personalização de veículos, não há muitas opções de escolha, mas, ao menos há uma boa variação de tons de cores a serem desbloqueadas ao longo do jogo, para ficar do agrado do jogador.

Logo no menu principal, você escolhe entre três modos de jogo:

- Campanha (vencer corridas para ganhar créditos);
- Corrida Rápida (estilo de corrida, pista, número de voltas e número de oponentes, pra um desafio casual);
- On-line (jogue contra outros jogadores através da internet, inclusive em modo ranqueado).

É possível alterar a dificuldade da inteligência artificial dos oponentes, inclusive individualmente, através do menu principal do jogo, lá na aba “Opções”, em “Jogabilidade”, e até é possível alterar os nomes dos bots.

Na hora de escolher o tipo de corrida, temos 4 opções:
- Corrida Simples (o jogador deve chegar na melhor posição possível)
- Corrida Mortal (o último colocado é eliminado a cada volta)
- Contagem Regressiva (time trial - com ranking mundial)
- Treinamento

Existem muitos outros detalhes, como o Hangar, aonde você faz aprimoramentos com os créditos recebidos a cada corrida, e você pode melhorar seus Gravs, para melhor desempenho do seu estilo de corrida. Há um tutorial bem simples, pra ensinar os comandos ao jogador.


É bem legal ver que é um jogo estilo “easy to learn hard to master”. Controles simples de entender e executar, porém exigem treino para se aproveitar ao máximo. Aos poucos, coisas pequenas mas que podem ajudar muito, como usar o breque no momento certo pra uma curva mais suave, momentos em que uma aceleração maior dá mais efeito, etc, acabam sendo naturais. Como são poucos botões usados, o jogo é otimizado tanto para teclados quanto para gamepads/joysticks. Infelizmente, ainda não é possível uma customização das teclas de cada comando.

Pontos Positivos
- Pistas e cenários variados;
- Modo campanha é bastante desafiador;
- Trilha sonora muito boa;
- Uma boa quantia de armadilhas;
- Gráficos maravilhosos;
- Performance otimizada;
- Alto potencial competitivo.
- Não é muito caro
- Textos em português brasileiro

Pontos Negativos
- Customização de Gravs limitada;
- Não roda muito bem em PCs mais velhos

Nota: 8,5

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.