Header Ads

[Review] Birthdays The Beginning (PC/PS4)


Crie um novo mundo e escolha seu destino.



Birthdays the Beginning (PC/PS4) é um sandbox que te faz mergulhar diretamente onde a sua imaginação te levar, e te dá a oportunidade de criar vida, quase como um Minecraft, só que bem-feito, com gráficos maravilhosos, e com objetivos bem mais interessantes.

Aliás, todo seu design maravilhoso merece atenção especial por ter sido criação de Yasuhiro Wada, com um belíssimo toque de Dragon Quest Builders (Multi).

Logo de início, você pode se sentir como uma criança nas fazendas de Harvest Moon, vendo a história acontecer, ou como Bastian, do filme História Sem Fim. Seja como for, a partir de agora, poderá viver inúmeras aventuras em um ecossistema totalmente novo, moldado por seus passos.

Em uma hora de jogo, você aprenderá todo o básico e descobrirá tudo que lhe é oferecido, para então começar a andar com suas próprias pernas.

O game conseguirá lhe segurar por horas, dias, talvez meses, pois ele cresce conforme os seus atos. A jogatina, porém pode se tornar monótona para aqueles que não estão acostumados com o estilo sandbox, mas, a partir do momento que você começa a compreender bem o que pode fazer para moldar esse novo mundo a sua maneira. Isso faz com que você se sinta poderoso, enquanto relaxa com sua trilha sonora. A maior recompensa do jogo é justamente ver a evolução das vidas que você mesmo criou a partir do nada.

Ele é simples, casual, e desestressante, porém, não é um jogo recheado de objetivos e com um final, como a maioria dos games.

Durante a criação, você conta com a ajuda de Navi, que lhe auxilia em cada momento, em cada escolha. Com certeza, uma das coisas mais empolgantes do jogo, é o que o título já diz: Nascimentos!

Você estará torcendo pelas suas espécies favoritas, como os dinossauros, os homo sapiens, protozoários, cada um em sua respectiva época, seu respectivo espaço. Para os apressadinhos, este jogo pode ser frustrante, pois ele tem um ritmo próprio, lento, para que as coisas fluam na frente dos seus olhos. Lidar com a aparição e extinção de espécies, sejam plantas, micróbios, animais e até seres humanos. 

Para deixar tudo ainda mais emocionante, existem duas DLCs gratuitas, com diversas Skins para o seu Navi, e outra para acrescentar uma queda de OVNI ao seu mundo, além de dois conteúdos pagos. Além disso, os fãs podem adquirir o  Artbook, trilha sonora e o making of, que valem muito a pena.

É uma pena que grande parte das formas são quadradas, as montanhas lembram as pirâmides astecas, por exemplo, dando um desapontante ar de Minecraft, porém, à medida que o mapa vai aumentando conforme constrói e pode modificar toda a área, lhe dando maior a dimensão que você tem de coisas a criar.

A parte legal é que, para catalogar cada espécie, seja animal, vegetal ou mineral, é preciso fazer uma busca manual em cada centímetro, e fazer sua captura, o que pode te ajudar bastante, caso de você esteja estudando biologia para escola ou faculdade, pois as informações são bem próximas da realidade em relação à natureza de cada coisa, viva ou morta. Existem plantas venenosas, aquáticas, terrestres, as que se adaptam e outras que não, a mesma coisa ocorre com os seres microscópicos e animais, tudo na mesma medida.

Há um modo micro e modo macro durante o jogo, para você escolher, no primeiro, você pode modificar coisas no seu mundo, e no segundo, poder ligar o tempo para que o planeta gire e Fast Forward para acelerar o tempo e os acontecimentos neste seu punhado de terra.

Birthdays The Beginning tinha tudo para ser um jogo grandioso, porém, ele parece ser um tanto incompleto. Não há objetivos claros ou qualquer coisa obrigatória. Você terá que aprender a maioria das coisas através de tentativa e erro, o que acaba sendo a parte mais desafiadora do jogo. A fórmula do jogo é maravilhosa, porém, ainda precisa ser mais polida para ser tudo que ele pode e merece ser, e pode ser expandida pelo seu criador.

Qualidades:

  • Gráficos maravilhosos;
  • Trilha sonora relaxante;
  • Controles fáceis.

Defeitos:

  • Moldar as planícies de forma quadrada como em Minecraft;
  • Certa demora para começar a nascer algumas espécies.

Birthdays The Beginning - PC/PS4 - Nota: 7,5

Revisão: Ailton Bueno

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a plataforma PC.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.