Header Ads

[Top 10] Os melhores RPG da minha vida

Descubra os jogos que marcaram a vida de Ailton Bueno.


Para estrear o Top 10 do Hunter Game, eu listarei aqui os dez jogos de RPG que mais marcaram minha vida. Só gostaria de lembrar que a ordem a seguir não representa necessariamente os melhores jogos do gênero, mas sim aqueles que me fizeram gastar dezenas de horas de jogatina e, de certa maneira, moldaram a minha pessoa.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

A franquia The Legend of Zelda já tem dezenas de jogos publicados. A Link to the Past continua a estar o em primeiro lugar no meu ranking pessoal da franquia. A sua história densa e cheia de nuances, aliado  uma jogatina completa, repleta de possíveis afazeres.

Esse é um dos poucos jogos que me dão prazer de jogar até hoje, já que os seus gráficos envelheceram muito bem. Se um dia a Nintendo resolver fazer alguma coisa com esse jogo, espero que seja um remaster, sem modificar nada de sua mecânicas, que considero perfeitas.

Brave Fencer Musashi

Nos anos 90, a Square lançou uma infinidade de jogos de RPG e, a partir daí, nasceu aquele que considero uma espécie de Zelda da empresa, Brave Fencer Musashi. O jogo se inspirou no clássico da Nintendo, mas, ao mesmo tempo, adicionou mais ação. Nele temos que escapar de pedras gigantes, lutar contra monstros colossais, entre outras coisas.

Sua trilha sonora é sensacional e nos lembra as canções presentes na franquia Final Fantasy. Os gráficos, por outro lado, não envelheceram tão bem quanto outros jogos da época. Em seu lançamento, em 1998, os gráficos eram bonitos e superiores aos de  Final Fantasy VII, por exemplo. Apesar disso, hoje em dia ele é poligonal e pouco natural. Ainda assim, esse é um dos jogos que valem a pena ser revisitados por conta da sua jogabilidade equilibrada e fluída.

Final Fantasy IV

A história de Final Fantasy IV é uma das mais humanas e melhores já feitas até hoje. Os personagens são extremamente bem feitos e profundos, e podemos perceber certas nuances de cada um deles e nos apaixonar por suas histórias pessoais. Cecil é o melhor protagonista de todos a série Final Fantasy. Seja como for, independente da versão, recomendo que joguem.

Final Fantasy VI

Considerado por muitos como um dos melhores jogos da franquia, Final Fantasy VI é um daqueles jogos que você se lembra em momentos aleatórios da vida. A história é densa e profunda com um dos melhores vilões que já vi até hoje, o louco Kefka.

A jogabilidade é a clássica da franquia, com um sistema em turnos que depende da velocidade do personagem para realizar suas ações, sendo um dos melhores até hoje. Recomendo demais essa jóia do mundo dos games.

Final Fantasy IX

Esse foi um dos primeiros games que tive o prazer de apreciar no PlayStation 1. Acompanhar o bando de Zidane em suas buscas, o drama de Vivi com seu passado sombrio ou a obstinação de Steiner para cumprir a sua missão, tudo isso me transmitiu  a sensação de ler um ótimo livro, daqueles que você mergulha de cabeça em cada acontecimento.

Outro momento que me fez sentir muito feliz, foi quando já dominava o inglês e entendia perfeitamente tudo o que se passava ali. Foi graças a essa obra que eu criei coragem de finalmente estudar a fundo o idioma.

Grandia

Se eu tivesse que definir esse título em apenas uma palavra, seria simplicidade. Com uma história que muitos podem considerar clichê: o menino órfão que quer seguir os passos do pai e virar um grande aventureiro, porém, ele se descobre envolvido em uma grande história.

Além disso, o game possui personagens extremamente carismáticos, o que faz com que Grandia  seja um título que todos deveriam jogar. O título não inova em nada tanto em relação a trama quanto mecanicamente, mas aperfeiçoa tudo aquilo que já existia em alguns grandes nomes do RPG.

Eu sou apaixonado por Justin e sua turma. Realmente gostaria muito de ter a oportunidade de entrar em contato novamente essa pérola, mas infelizmente ele não está disponível na PSN brasileira.

Lufia II: Rise of the Sinistrals



Por volta dos anos 2000, todos queriam ter o PlayStation 1 e isso fez cair o preço da locação de fitas de Super NES, e foi aí que eu conheci Lufia II. O jogo tem um sistema de batalha parecido com a franquia Final Fantasy, mas o sistema de Pet sofreu algumas alterações e agrega mais valor maior ao título. A história vai crescendo conforme o tempo passa e os puzzles vão gerando em mim, cada vez mais, um sentimento de raiva.

O difícil mesmo era alugar o jogo na sexta e devolvê-lo já na segunda. Infelizmente, eu nunca consegui comprar uma cópia física desse ótimo game.

Chrono Trigger

Para mim, esse é simplesmente o melhor jogo da história. A trama é sensacional e cheia de altos e baixos, a viagem no tempo está presente, mas não é o foco da ação. O sistema de batalha é perfeito e desafiador. Essa foi a primeira vez que vi ataques sendo realizados ao mesmo tempo por todos os personagens da equipe.

O jogo tem diversos finais e muitos, mas muitos desafios, eras e lugares a explorar, o que influencia diretamente em cada  um dos finais conquistados. Torço para que um dia a Square Enix faça um remaster desse jogo, mas sem modificar nada em seu sistema de batalha.

Super Mario RPG

A mistura perfeita entre o mundo colorido de Super Mario e mecânicas típicas da série Final Fantasy.  Isso aliado a uma trama mais complexa que os jogos habituais da franquia Mario, trazendo algumas mecânicas de combate por turnos dos RPGs da Square, mas com um toque de simplicidade dos jogos da Nintendo.

Espero sinceramente que um dia as duas empresas cheguem a um acordo e criem uma continuação para essa pérola.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Quando entrei em contato com este título, passava por uma época muito difícil em minha vida. Jogá-lo me ajudou e me fez relembrar do quanto era bom jogar A Link to the Past. O game  é uma verdadeira ode ao passado e um dos melhores da franquia.

A Link Between Worlds  têm uma jogabilidade similar ao seu antecessor, mas os produtores conseguiram melhorar ainda mais aquilo que claramente já era bom. Aliado a isso, a trilha sonora segue o padrão Nintendo de qualidade, toda orquestrada e de extrema qualidade.

Por fim, a história consegue nos prender e cativar, instigando essa vontade de continuar jogando e descobrir o que está acontecendo e se esforçar ao máximo para salvar Hyrule. Tudo isso faz com que o jogo seja eterno.

Bem, esses foram os melhores RPGs que já tive contato. Mas e quanto a você, leitor? Quais são seus jogos favoritos do gênero? Aguardo seus comentários!

Revisão: Manoel Siqueira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.